top of page

José Joaquim Palma Borralho

 

Celebra-se este ano o 126º aniverário do nascimento de José Joaquim Palma Borralho, sendo possivel disfrutar de visitas guiadas ao eco Palacete.

 

J.J. Palma Borralho foi um benemérito para a Vila de Cuba, tendo sido homenageado no dia 2 de Maio de 2009, com a atribuição do seu nome a uma rua de Cuba.

 

Destacou-se em:

 

-Electricidade: Contribuiu de forma decisiva para que Cuba desde 1918 tenha sido uma das primeiras a ter iluminação pública eléctrica.

 

Para se poder apreciar o quanto Cuba era especial, 10 anos depois, apenas 28% das sedes de Concelho a nível nacional tinham iluminação pública eléctrica.

 

A energia era produzida pela Moagem Palbor (antes JJ Palma Borralho), sendo utilizada durante o dia para o funcionamento das máquinas da Moagem e durante a noite fornecer electricidade à Vila de Cuba.

 

120 anos depois, a Família uniu-se e foi capaz de:

- Concluir a requalificação do Palacete onde viveu e

- Voltar a produzir energia, a partir de fontes renováveis (fotovoltaico).

- Requalificar com as melhores prácticas, tornando-se um eco Palacete do séc. XIX

Jose Joaquim Palma Borralho

Jose Joaquim Palma Borralho

Jose Joaquim Palma Borralho

Jose Joaquim Palma Borralho

Jose Joaquim Palma Borralho

Jose Joaquim Palma Borralho

José_Joaquim_Palma_Borralho

José_Joaquim_Palma_Borralho

Responsabilidade Social: ajudava as antigas escolas primárias (1ºciclo) com material escolar, alimentos e na compra de tecidos para as batas dos alunos, assim como vestuário e calçado para alunos com maiores dificuldades económicas.

 

Também contribuía com alimentos para o fornecimento das refeições da cantina escolar.

 

Os tempos eram outros, as dificuldades muitas e contam os mais velhos que muitas vezes iam à "Fábrica"- Moagem Palbor para pedirem ajuda para alimentarem os filhos pequenos ou outras necessidades. 

 

Juntamente com alguns familiares, montou e apetrechou a maternidade do antigo hospital que existiu em Cuba, assim como ajudou a Santa Casa da Misericórdia de Cuba, da qual foi provedor.

 

Os valores continuam hoje, tendo a Família um forte sentido de Responsabilidade Social, apoiando várias Entidades e iniciativas.

 

Industria: Gestão da Moagem J. J. Palma Borralho para a produção de farinha em Cuba. Posteriormente passou a ser denominada Moagem Palbor.

 

Agricultura: Cerca de 17 herdades no Alentejo, com uma área superior a 3.000 hectares.

 

Política: Exerceu o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Cuba, entre 25 de Agosto de 1932 e 12 de Setembro de 1936. Na altura, “vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Concelho de Cuba, sendo nomeado por alvará do Governo Civil, de 25 de Agosto de 1932, o cargo de Administrador do mesmo  Concelho de Cuba”.

 

Onde hoje é o Jardim junto às piscinas, foi no seu tempo o espaço ajardinado, beneficiando de um bonito e artístico coreto onde regularmente actuava a Banda Filarmónica de Cuba. Esse coreto foi destruído, sendo anos mais tarde construído o actual coreto em outro local. 

 

 

Originário de Cuba, nascido em 14 de Maio de 1895 e falecido em 27 de Março de 1968, com 72 anos.

 

Viveu no Palacete Borralho toda a sua vida, mas não foi o responsável pela construção do Palacete, pois aquando da conclusão do Palacete teria apenas 18 anos. Fica o convite a vir conhecer várias curiosidades sobre a pessoa, Cuba e o Alentejo à época.

bottom of page